quinta-feira, 7 de abril de 2011

MELHORAMENTOS GENÉTICO: ORGANISMOS GENÉTICAMENTE MODIFICADOS



Melhoramento genético: é uma ciência utilizada em plantas e animais para a obtenção de indivíduos ou populações com características desejáveis, a partir do conhecimento do controle genético destas características e de sua variabilidade.
Em sua forma mais comum, o melhoramento se dá através da seleção de indivíduos superiores, os quais podem ser vegetativamente multiplicados, ou restabelecidos em um delineamento adequado para a comprovação de sua superioridade genética, para a produção de sementes ou para a propagação comercial. OGM é a sigla de Organismos Geneticamente Modificados, organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer características desejadas, como a cor, tamanho etc. OGMs possuem alteração em trecho(s) do genoma realizadas através da tecnologia do DNA recombinante ou engenharia genética.

Perguntas e Respostas

Como sabemos se a modificação genética foi bem sucedida?

Só raramente se pode ver a olho nu se uma planta ou animal foi geneticamente modificado. Os cientistas desenvolveram, por isso, algumas técnicas úteis para auxiliá-los. Por exemplo - há um teste de coloração especial que permite identificar se uma planta é geneticamente modificada. Na altura em que a planta é geneticamente modificada, o cientista insere um "gene marcador" suplementar na planta. O gene marcador pode ter diversas características, por exemplo, a mudança de cor da planta quando exposta a um teste químico. Deste modo, é possível aos cientistas identificarem se a planta foi ou não geneticamente modificada efetuando um teste químico e verificando a cor da planta.

Qual a diferença entre a modificação genética e o processamento tradicional?

No processamento tradicional, os genes são transferidos de uma planta para outra. Este é também o caso na modificação genética - mas o modo de o fazer é muito diferente. A modificação genética é uma técnica mais precisa, em que se pode ser exato na transferência das características desejadas. No processamento tradicional, não é possível evitar a eventualidade de transferência de outras características. No processamento tradicional, as características só podem ser trocadas entre espécies idênticas ou muito semelhantes. Na modificação genética, as características podem ser transferidas de uma espécie para outra muito diferente, e mesmo entre plantas e animais. A modificação genética é menos morosa que o processamento tradicional.

De que outras formas podem os genes ser alterados?

Nem só a modificação genética pode ser utilizada para alterar os genes de plantas e animais. As alterações espontâneas, a radiação, os produtos químicos e o processamento tradicional também podem alterar as características de uma planta ou animal. A alteração espontânea de genes ocorre naturalmente, e por vezes sem qualquer efeito. A radiação e os químicos podem ser utilizados para efetuar a alteração genética. Ambos os elementos são utilizados no processamento de plantas. No processamento tradicional são cruzados plantas e animais muito idênticos, como por exemplo: um cavalo e um burro. Deste modo, ocorrem diversas combinações de genes na progenitora. Os espécimes com características desejáveis são selecionados ao longo de várias gerações. As culturas e o gado que vemos hoje resultam do processamento tradicional.

Tudo pode ser geneticamente modificado?

Em princípio qualquer coisa viva pode ser geneticamente modificada - animais, pessoas, plantas e bactérias. Por outras palavras, é possível transferir características de um peixe para um morango. Mas quanto mais diferentes forem as espécies, mais difícil se torna o processo. O mais fácil é modificar geneticamente as espécies semelhantes. Nem todas as características podem ser transferidas. Algumas características são conseqüência da interação entre uma grande quantidade de genes. Só raramente os cientistas conhecem suficientemente bem estas interações para as poderem recriar. Atualmente, os cientistas trabalham intensamente no mapeamento de genes nos humanos e nos porcos.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Melhorament…http://www.oquebragalho.com.br/pesquisa
http://www.ebah.com.br/melhoramento-genetico-ppt-a63432.html
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/genetics/1647460-que-%C3%A9-melhoramento-gen%C3%A9tico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário